Monday, April 28, 2014

Maranho, que especialidade!

Mais uma desculpa para andar de mota, agora é assim! 

Maranho é uma especialidade da Beira Baixa Portuguesa que consiste num pequeno saco feito de um bocado de bucho de cabra (estômago), recheado com carne de cabra, cebola, presunto e arroz e fortemente condimentado com hortelã, colorau, salsa e outros temperos; depois de cosidos para ficarem fechados, os saquinhos são cozidos em água e servidos cortados às rodelas, habitualmente com arroz e batatas fritas.



Por ISTO fomos nós de propósito até Pedrógão Grande, ao restaurante Lago Verde, junto à Albufeira do Cabril, em Vale de Góis. Passo a publicidade, vale a pena desviar caminho para aqui vir tal como vale a pena comer a sopa de peixe que servem, demais...! ;)


Bom, visto e conhecido o motivo a viagem, passemos à viagem em si! Foram aproximadamente 473 quilómetros com ida e regresso no mesmo dia, tendo havido tempo para breves paragens e passeios por Tomar e Santarém. 

Vários quilómetros para conhecer melhor o banco da Cbf e saber que não vale a pena querer viajar com o cabelo ao vento. Viagens pequenas, casa trabalho a velocidades pequenas a moderadas, tudo bem, não faz diferença. Agora, longas viagens a 100 ou mais km/h, passado meia hora já terás um ninho de ratos bem cerrado na parte de trás da tua cabeça, nenhuma escova ali vai entrar!! Sei que a primeira e última vez que fiz este erro só consegui desembaraçar o cabelo no banho com muito amaciador!...



Mal arrancámos, lembrei-me desta questão do cabelo e a primeira paragem da viagem Parede - Pedrógão Grande foi logo nas bombas da segunda circular onde parámos só para corrigir o "penteado" :P  

A viagem foi feita por auto-estrada para chegar até lá a tempo do almoço e na volta evitámos portagens e regalámos um pouco mais as vistas! Esta aventura foi no final de março e estava bastante frio apesar do sol a que tivemos na parte da tarde do dia (volta).


Uma cadelinha abeirou-se de nós e se lhe tivéssemos dado trela (literalmente), teria vindo connosco certamente!


Lá a deixámos, com um ar muito triste, e rumámos até Santarém para esticar as pernas e aproveitar os últimos raios de sol!


De volta a casa, já passava das 22h00, cansados com frio e com muitos mosquitos pela frente, ainda com o resto do maranho numa caixinha "take away", por este valeu tudo a pena! E na falta de intercomunicadores, ainda venho as viagens todas quase sempre só com os meus pensamentos, o que dá um certo descanso (sem ofensa!) :P

No comments:

Post a Comment